terça-feira, 21 de junho de 2011

Desert Castles e Jerash

Comeca esta jornada e fui direto ao Deserto para visitar 3 castelos, atraves da estrada que nos leva ao Iraque e onde cruzei com muitos camioes com petroleo!...
Tenho de confessar que, depois de conhecer os castelos portugueses, estes aqui sabem a pouco. Sao muito simples e pequenos. 4 paredes, uns compartimentos la' dentro e esta' feito (acho que estou a simplificar demais). A grande novidade para mim foi ve-los no deserto!!!
A foto seguinte apresenta o Qasr Harraneh que foi o primeiro e mais simples dos 3 que vi.


Provavelmente o melhor foi o Qasr Amra *que significa, Castelo Pequeno) cuja atracao principal sao os frescos do seculo VIII presentes no seu interior.

O ultimo Castelo, localizado no ex-oasis (explico ja o porque...) Azraq e' que ja' era um castelo 'a seria... pois, trata-se de um castelo Romano ja' mais parecido com os que encontramos em Portugal. Este Castelo esta' referenciado no livro Seven Pillars of Wisdom de Lawrence da Arabia pois o autor passou umas semanas neste local.
Quanto a Azraq, ainda restam vestigios de um Oasis (o unico local com vegetacao verde e abundante num raio de cerca de 50Km). Neste momento ja' nao se consegue encontrar agua a' superficie pois a agua utilizada em Amman e' preferencialmente bombeada deste local o que o tem levado a secar... Por esse motivo esta' neste momento a ser construido uma enorme canalizacao para abastecer Amman de agua proveniente de... Wadi Rum, o que fica a mais de 300Km de distancia!!!
Um dos maiores problemas da Jordania e' a escassez de agua e, por isso, eles investem muito para a ir buscar onde e' necessario!!!

Jerash
A must sem sombra de duvidas a cerca de 50Km norte de Amman! Agora percebo o porque de ser o segundo local mais visitado na Jordania. "A long time ago" existiu aqui uma cidade romana da qual hoje ainda existem varios vestigios. Posso confessar que gostei mais de Jerash do que o Forum Romano em Roma!!!... Esta cidade e' enorme e tem uma grande quantidade de templos. Nao vou estar aqui a descrever os seus templos pois muita informacao pode ser encontrada na Internet.
De realcar temos o anfiteatro que ainda hoje e' utilizado para alguns concertos de musicos Arabes, jazz, opera, sendo a casa do importante Jordan Festival a ter lugar todos os anos em Julho-Agosto (ai se eu tivesse vindo umas semanas mais tardes...).
Isto foi uma caracteristica sui generis deste local. Apesar de ser um local historico esta' totalmente aberto para os locais e tenta ajuda-los a ganhar com o seu potencial turistico. Como ja referi, ainda e' usado ns dias de hoje para concertos diversos. Enquanto estive la' assisti a um pastor a levar as suas cabras 'as ruinas (nao para apreciar o local mas para comerem!!!) - ver imagem. O meu guia, referiu-me que os miudos por vezes vao para la' brincar "eu quando andava na escola vinha muitas vezes brincar para aqui". E, por ultimo, ao contrario do Circo Massimo em Roma, aqui podemos ver corridas de carrocas de cavalos e (simulacoes) de lutas de gladiadores executadas pelos locais! Infelizmente isto foi uma das coisas que perdi. Enquanto almocava reparei que havia este show todos os dias, 2 vezes por dia. Comi 'a pressa mas quando la' cheguei nao havia espetaculo. Devido ao numero reduzido de turistas a sessao da tarde tinha sido cancelada! :-(
Apesar de estar na epoca baixa, neste momento ha' poucos turistas na Jordania pois eles estao a sentir muito os problemas recentes dos paises vizinhos... por esse motivo varias agencias estao a comecar a dispensar pessoal pois esta' mesmo muito mau (em termos de negocio).

Sem comentários: