domingo, 7 de agosto de 2011

Aqaba

Aqaba, localizada no sul da Jordânia e banhada pelo Mar Vermelho é uma estância balnear e zona franca que recebe muitos turistas, principalmente, devido aos inúmeros locais de mergulho.
Por esses motivos estava à espera de uma cidade mais ocidentalizada e onde se falava frequentemente inglês. Errado! Quanto ao inglês, foi o local da Jordânia onde tive mais dificuldades de comunicação. Até no restaurante onde jantei (que não é de topo mas é um dos melhores) foi complicado entenderem-me... E, ao contrário do que esperava, é uma cidade um pouco conservadora, fruto da grande influência da Arábia Saudita com quem faz fronteira.Ao início da manhã lá me dirigo ao centro de mergulho que tinha contactado pela Internet para fazer 2 mergulhos com garrafa. Aqui os locais de interesse para mergulho (dive sites) proliferam por todo o lado e alguns deles ficam mesmo a 50m da costa. Em termos de peixes, estava à espera de encontrar mais espécies. Mas o forte desta área são mesmo os corais que existem em abundância e com diferentes cores e feitios.Terminados os 2 mergulhos, servem-me o almoço a bordo. Depois dos mergulhos a fome é grande e o cansaço também pesa. Deito-me num dos bancos e, tal como grande parte dos meus companheiros de mergulho, rapidamente adormeço ao Sol. Ah sestinha valente!!!
O balanço que faço da minha visita a Aqaba é que, se não for pelo mergulho, não aconselho visitar esta cidade. Fora o mergulho, não há nada de interesse! As praias não são nada de especial (estou a ser simpático) e quase qualquer praia de Portugal "mete-as no bolso". Só se aproveita mesmo o Mar Vermelho e os seus locais de mergulho que são dos melhores do mundo. Mesmo assim, gostei mais de ter feito mergulho nas Maldivas por ter cruzado com mais variedade de peixes, apesar de os corais não serem tão ricos como os de Aqaba.

Sem comentários: