terça-feira, 21 de junho de 2011

Cristianismo impede prostituicao em bares...

Este e' um titulo digno do Correio da Manha! Aposto que toda a gente nao vai saltar este post, onde vou falar de curiosidades! :-)
Comecando pelo assunto do titulo. Alem de gostar da noite, aprecio conhecer bares/discotecas/night clubs/ou-la'-o-que-lhe-quiserem-chamar-nos-diferentes-paises pois mesmo ai' ha' comportamentos diferente consoante as culturas que sao interessantes ver e conhecer. Nunca me passava pela cabeca o que encontrei por exemplo em Laos. Num bar escuro, cheio de sofas e locais recatados... que em Portugal seria considerado um local de rosso... foi surreal quando comeca a dar uma determinada musica e o pessoal levanta-se para ir ate' a pista de danca executar uma danca em que caminham num circulo grande e vao rodando as maos! What a weird thing!!!
Mas, vamos la' ao que estao a espera que eu fale... Estou a comecar a chegar a conclusao que os locais onde a religiao predominante nao e' a Crista, e' bastante mais propenso a encontrarem-se prostitutas em bares do que em outros locais (exemplos: Vietname, China, ... e agora Jordania). Ontem, como tem de ser, la' sai' 'a noite em Amman para ir ao que aqui chamam night club. Para minimizar a probabilidade de ir a um local onde me viessem fazer ofertas de sexo a troco de dinheiro... tentei ir ao melhor de todos. Assim fui parar a um hotel 5 estrelas (Hyatt Hotel) que e' referido no meu guia e que o meu motorista tambem disse "vai a este pois assim evitas ir a low-end... os meus amigos tem ido la' e dizem que neste momento e' o melhor". E la' fui eu... A entrada nao foi facil... "so podem entrar hospedes ou casais..." mas eu nao satisfazia nenhum desses requisitos! Depois de me perguntar de onde era la' disse Portugal ao que o porteiro respondeu "Cristiano Ronaldo" e, pronto assim surgiu conversa e la' me deixou entrar. (a minha simpatia pelo Cristiano Ronaldo aumentou a partir deste momento). No final da noite quando sai' de l'a fui-lhe agradecer ter-me deixado entrar e, em tom de brincadeira disse-lhe "depois trago-te uma camisola do Cristiano Ronaldo assinada por ele..." e nao e' que ele acreditou?! "Da proxima vez que vieres, e'?"... e, nao quis desmanchar este momento de ilusao e nao me descosi!!!
O bar era porreiro e a musica tambem mas, por ser um dia da semana estavam cerca de 10 gatos pingados. Ainda me deu para rir um bocado a ver algumas pessoas a dancar... e alguns casais em que devia haver esquema... A partir de meio noite ja' ficou a casa mais recomposta mas mesmo assim, nao mais de 30 pessoas. Ate' que a determinada altura la' ha' uma mulher que se mete comigo e vem junto a mim. A treta do costume (qual o teu nome, de onde 'es... bla bla bla) ate' que me perguntou se estava ca' em ferias ou em negocios. La' lhe disse "ferias". "Sabes...", diz-me ela, "eu estou aqui em negocios!". Deu-me logo vontade de lhe dar uma determinada resposta mas antes que fizesse uma avaliacao errada e fosse ofensivo, optei por nao dizer nada. Mas, em menos de 10s ela disse o que eu lhe ia dizer "estou aqui em negocios e o meu negocio e' sexo! Se queres ir comigo sao 200 USD" :-) e, pronto, la' lhe disse que nao... ainda me perguntou porque e a coisa terminou por ali. "Porra, o que e' que os locais onde encontrei mulheres a pedirem-me logo dinheiro em troca de sexo têm em comum?!... Sera' por nao prevalecer o Cristianismo?! Ou sera' o papel da mulher na sociedade?... Mas, na Jordania, surpreendentemente, as mulheres ate' estao muito equiparadas com os homens..."
E assim foi mais uma historia. Podia estar a contar a conversa com o taxista que me levou de regresso ao meu hotel mas, mais um vez, foi exactamente o mesmo que ja' encontrei noutros paises nao cristaos... ha' excepcao do Brasil!!!

Mais curiosidades...
Foi engracado perceber que o bronseado que em Portugal 'e chamado de bronseado a' trolha, aqui tem o mesmo nome! Confirmei isto com o meu guia de Jerash quando surgiu a conversa em sequencia de ele tirar a camisa para ficar de t-shirt caveada "e' por isso que eu tirei a camisa, para ver se tiro este bronse nojento... "

Ainda haviam mais algumas curiosidades para contar mas vou mas e' jantar. Ja' estou em Petra e amanha vai ser um dia duro. Vou comecar 'as 6 da manha (para ver o nascer do sol sobre o monumento principal) e 'a noite vou assistir a um evento em que enchem os monumentos de Petra com velas e nos fazem seguir um percurso para assistir a musica folclorica.

1 comentário:

Alexandrina Pinto disse...

Comentário "à Ricardo": o que é comum não é propriamente a religião mas o Turista em questão :)

Comentário "à Xana": hum...! Tens feito uns progressos!! Até já escreves com uma linguagem cuidada :)

Beijinho e DIVERTE-TE MUITO, pagando o menos possível...