terça-feira, 3 de junho de 2008

Ho Chi Minh City


No ultimo dia que estive em Ho Chi Minh City, mais conhecida pelo antigo nome de Saigao, tive o privilegio de pelo manha ir visitar os tuneis de Cu Chi e ficar espantado com os 200km de tuneis que os Vietcongs e populares construiram para se defenderem dos americanos, sem qualquer planeamento, puramente tentativa-erro.

Vejam do lado esquerdo este "wanna-be vietcong" num dos esconderijos e do lado direito um dos tuneis construidos. Chamo a atencao para o facto do tunel, alem de ser muito escuro (foi o flash que fez milagres) estar de momento alargado (para caberem turistas) mas, mesmo assim, tive de andar la' praticamente de gatas!!! A sorte e' que os vietcongs eram mesmo pequenos. Contudo, estes tuneis tambem eram muito pequenos para eles o que os obrigava a rastejar com alguma frequencia.

Outros factos que me deixaram impressionados refectem a creatividade e vontade que os Vietcongs tinham em defender o seu pais. Como eles nao tinham grandes apoios, o calcado de combate eram umas sandalias feitas a partir de borracha de pneus usados... algumas minas e granadas eram feitas a partir das bombas lancadas pelos americanos que nao chegavam a explodir, eles desmontavam e aproveitavam as pecas... depois, montaram muitas armadilhas semelhantes 'as usadas para cacar animais na selva (exemplo: espetos em bamboo).



Na parte da tarde resolvi dedicar a tarde toda a vaguear pela cidade (a melhor forma de ficar a conhecer uma cidade e a sua vida), passando pelo War Remnants Museum que nao tinha planeado visitar. Como li algumas criticas positivas resolvi dar uma espreitadela. Muito interessante! A nao perder! Porem nao e' um museu light (nao aconselhavel para os mais impressionaveis) pois as fotos e relatos que estao la' por vezes impressionam. La' podemos encontrar, entre outros: noticias sobre os 3 americanos que se queimaram vivos como forma de protesto do ataque americano; medalhas de generais americanos que ofereceram ao museu acompanhado por um pedido de desculpas do ataque...; descricoes das torturas aplicadas aos prisioneiros pro-vietnamitas; as vitimas do gas laranja com o qual os americanos deixaram muitas marcas durante e APOS a guerra; desenhos de como as criancas vietnamitas veem hoje a guerra do Vietname (a imagem seguinte e' de um desenho feito por um miudo de 12 anos).









Eu se fosse americano acho que me envergonharia ao visitar este museu!...





Mais havia para contar mas tera' de ficar para mais quando regressar pois quero ir aproveitar mais! :-)


P.S. Para os curiosos que gostariam de saber porque esta cidade nao se chama mais Saigao, isso deve-se ao facto de, apos a guerra do Vietname, terem pretendido apagar todos os vestigios/lembrancas do apoio aos americanos. Saigao e' uma cidade do sul do Vietname cujas classes socias mais elevadas e o governo (fyi, nessa altura havia o Vietname do norte e do sul) apoiaram os americanos por, nomeadamente, temerem a unificacao do Vietname, o que significaria perder o poder por serem menos populares que o Ho Chi Minh.

Sem comentários: