sábado, 31 de maio de 2008

Enigma do Museu de Etnologia

Da ultima vez esqueci-me de vos por um enigma pois tenho de comecar a por-vos a mandar bitaites.

Na minha rapida visita a Hanoi fui, entre outros, ao Mausoleu do Ho Chi Minh que fica na Tiananmen ca' do sitio e onde podemos ver o corpo do primeiro presidente do Vietname debaixo de muita seguranca. E' notorio a admiracao que os Vietnamitas tem por ele! Este presidente teve uma ideia excelente durante a guerra com os EUA que foi por prisioneiros americanos no palacio presidencial e avisar os americanos disso! Foi remedio santo para nao atacarem o palacio presidencial e hoje podermos admira-lo na sua totalidade! :-)


Depois no museu de Etnologia pode-se aprender mais um bocado sobre as mais de 10 etnias constituintes do povo Vietnamita e nos jardins temos varias casas tipicas das diferentes etnias.

Carlos,

Sabes como se chama uma delas?!... Han! Mal vi isso fui logo confirmar "Os Han sao oriundos da China e os criadores da lingua chinesa, nao e'?", "sim"


E agora... o enigma.

Vejam as duas seguintes fotografias e tentem adivinhar que edificio/casa e' esta. Para que serve?
Vou-vos dar algum tempo para pensarem e mandarem palpites. E, na pior das hipoteses, se ninguem acertar, daqui a 2 dias dou-vos a resposta.

4 comentários:

Dora disse...

Giarai...?! :-)

O meu palpite: local de partos. Mas parece que é exactamente o oposto! O prémio não é meu, porque fiz batota! A internet tem destas coisas! Mas achei a explicação muito bonita e pertinente. Não vou ser desmancha-prazeres e deixo-te explicar.

Carlos Manta Oliveira disse...

Parece estar relacionado com o ciclo da vida.

Se não serve para nascimentos, só pode servir para funerais imagino...

Então os Han andaram pelo Vietname? Eles são uma etnia muito minoritária na China, e são famosos por andarem com o cabelo rapado em cima à la Shaolin. Devem ser os Celtas aí do sítio.

Interessante selecção de fotografias que andas a tirar... tens vídeos?

Ricardo Ferreira disse...

Bem, vejo que voces sao umas pessoas cultas e desenrascadas e nao umas mentes perversas como imaginava! :-)

Sim, o nome e' Giarai mas, eu nem sabia que tinha esse nome. Apenas sabia para que serve. As imagens de sexo explicito e de mulheres gravidas sao simbolos de fertilidade. E, este edificio servia para depositar os mortos, repito depositar e nao enterrar nem por as cinzas. Por esse motivo, ao fim de alguns anos, esta etnia, deixou de realizar o culto dos mortos desta forma pois, alem de cheirar mal atraia muitos animais.
Dora, se souberes mais, acrescenta para todos ficarmos mais cultos! :-)

Os Han no Vietname tambem sao muito minoritarios, apenas existiram alguns no noroeste do Vietname (junto 'a fronteira com a China) e uma "meia-duzia" no sul do Vietname.

Dora disse...

O que consegui ler também referia a fertilidade como principal motivo das estátuas e explicava-as como uma espécie de prece esperançosa para que o ciclo da vida continue, apesar da morte, sendo esta apenas uma pequena parte dele. Bonito! :-)