quinta-feira, 29 de maio de 2008

Baia de Halong

Ontem estive, segundo a UNESCO, em mais uma maravilha do mundo. Ja' comeco a perder a conta de quantas tenho visitado nestas ferias e ainda vou visitar... Desta vez foi a Baia de Halong, a cerca de 170Km de Hanoi. Estive la' a andar de barco durante 5 horas numa baia muito bonita e no final almocei um excelente marisco a bordo.

Desta vez nao me vou alongar na descricao desta baia, fica para depois. Fico-me apenas por uma foto, pelo comentario que o guia me fez "da proxima vez tens de vir acompanhado, este local e' muito bonito... Eu venho ca' varias vezes e nao me canso!" e pela informacao de ser uma baia enorme (andei la' cerca de 30Km e nao consegui ver o mar, parece que ainda faltavam outros tantos), caracterizada por montes/montanhas/ilhas de rocha calcaria e que era o destino inicial para se gravar o filme 'James Bond: The Man With The Golden Gun' mas, como naquela altura as relaccoes com os Estados Unidos ainda nao estavam totalmente regularizadas, o governo do Vietname nao autorizou e entao foram filmar para Phuket.

Ja' que referi os Estado Unidos... tenho de confessar que quanto mais viajo, menos aprecio os americanos... Eles vem com aquelas tretas de policias do mundo e garantes da estabilidade entre nacoes mas a verdade e' que tem sempre interesses por tras: no Iraque e' o petroleo; no Vietname, pelo menos, era a tentativa de conter a expansao do comunismo... e, se reparar-mos bem eles estao metidos em todas as ultimas guerras ou de forma activa ou como instigadores e, ate' ao momento, falam muito mas ate' agora foram os unicos que usaram bombas atomicas!...

Ontem no final do dia tive uma surpresa. Aqui tenho comido e bebido de tudo, inclusive bebidas com gelo ('as vezes so' reparo tarde demais) e, felizmente, nao tenho tido problemas. Acho que tenho um estomago preparado para isto! Exceptuando os comprimidos para a Malaria, aquilo cai como uma pedra. Ao fim de cerca de 4-5 horas comecasse a sentir um peso no estomago... Mas, ontem foi diferente. Era dia-hora de tomar o comprimido e, ao contrario das outras vezes, como nao jantei, apenas comi ananas que tinha no quarto, tomei com estomago vazio. Nao e' que desta vez nao caiu como pedra, tal como as anteriores!... Agora fiquei na duvida se foi por nao ter jantado ou se por comecar a habituar-me 'a "pedra". Vou ter de esperar pela proxima semana para tirar as duvidas! :-)

2 comentários:

Dora disse...

Uma dissertação sobre chinelos? Uma escrita interessante, imagética e cheia de pormenores? És mesmo tu? Caros sequestradores, vá, digam quanto é o resgate e devolvam-nos o amigo!

Tens consciência que estás quase a escrever uma epopeia? Olha que eu tenho muito trabalho; não posso estar sempre aqui a ler. Mas se quiseres publicar, fechamos já contrato para a revisão e tradução.

Têm sido ventos verdadeiramente refrescantes que aqui têm chegado nestes dias cinzentões. Quase que consigo ouvir os sons, ver as cores, sentir o ar e os aromas, ... (Vê se páras com isso! Que vontade de comer ananás!)

Ainda não percebi como consegues tempo para escrever tanto e tão fluentemente. Sim, já te vi demorar horas para escrever um simples postal!

Bebe toda a inspiração (não o whisky) que possas, porque as terras asiáticas estão a fazer-te maravilhas!

E já agora: estou curiosa em saber de que forma aí são vistos os EUA e se a guerra ainda está muito presente na memória e/ ou vivências vietnamitas. Obrigada!

Ah, quanto ao pobre bicho, é claro que a minha compaixão vai toda para ele/ ela! Coitada dele/a, quando acordou e te viu!

Ricardo Ferreira disse...

Nao consigo arranjar muito tempo para escrever. E' sempre uns bocaditos ha' excepcao de ha' 2 dias em que estive ligado 3 horas (aproveitei para ir espreitar os emails do trabalho pois aquilo esta' animado! :-))
Por isso, tem de ser quase sempre one-shot. Nao da' para pensar muito como quando escrevo postais! :-) Mas, a inspiracao e' completamente diferente.

Sim, a guerra ainda esta' muito presente nos vietnamitas. De qualquer modo, ja' estao totalmente regularizadas as relacoes com os EUA e nao me pareceu haver rancores. Ainda ontem 'a noite num bar perguntei a um Vietnamita isso mesmo e ele disse-me "tudo ok! Pacifico! Estamos bem com eles. A guerra ja' passou". E, nao sei se tens a nocao (eu nao tinha) que ha' muitos americanos a passar ferias no Vietname!

Ha' dois factos que, segundo a minha interpretacoa, podem ajudar ao regularizar das relacoes:
- o investimento americano no Vietname e' significativo. Nao sao apenas fabricas mas tambem imobiliario.
- como os Vietnamitas ja' andaram em guerra quase com toda a gente (so' nos ultimos 100-150 anos foi, pelo menos, com os chineses, franceses, japoneses e americanos), talvez ja' comecem a ver isso com maior normalidade!

De qualquer modo, ainda se ve vestigios da guerra com os EUA. Ha' dois dias estive em Hue (capital do Vietname quando era governada por reis/imperadores) e fui um bocado triste/desolador ver que cerca de metade da enorme cidade proibida (semelhante 'a de Pequim-China) foi destruida pelos americanos... pelos vistos os Vietcongs resolveram esconder-se la' e...