domingo, 25 de maio de 2008

Casamento Lao

Estive uns dias sem dar noticias pois entretanto mudei de cidade (estou agora em Luang Prabang) e tambem sem ainda conhecer onde estao os melhores pontos de acesso 'a Internet mas, indo ao tema apresentado nas cenas do proximo capitulo do ultimo post:


Pois e'... eu que fujo dos casamentos como o diabo foge da cruz, fui a um casamento Lao no papel de penetra! :-)

Comparativamente ao casamento portugues ha' mais semelhancas do que eu imaginava mas, claro esta', que e' um pouco diferente. Mas, vamos la' 'a descricao do evento.

O casamento Laos tem cerimonia religiosa que decorre durante a manha ou tarde onde so' estao presentes um numero reduzido de pessoas, apenas os familiares mais proximos. Depois no final do dia, vao para um restaurante (os que tem dinheiro para isso) onde oferecem um banquete para um numero de convidados semelhante aos que se encontram nos casamentos portugueses.

'As 19h30, tal como combinado, la' estava eu de camisinha (ainda bem que levei algumas para o periodo de trabalho na Malasia...) o guia passou no hotel para me ir buscar e la' fomos ao casamento. Chegados la', ele disse-me "'a entrada vao estar os familiares dos noivos, e tu deves fazer um cumprimento com as duas maos juntas 'a cara e uma pequena venea... depois passamos no vaso das oferendas, eu meto um envelope, e ja' estamos dentro'"... "vai 'a frente que eu sigo-te e faco como tu fizeres", respondi-lhe eu. 'E pa', tanta venea que tive de fazer!!! E, na parte final das veneas la' estavam todas seguidas as irmas dos noivos "chi patrao!!!" :-)

Ao contrario dos casamentos portugueses, os de Laos nao tem lugares marcados, entao escolhemos uma mesa e sentamo-nos. E, pouco depois la' comecam a servir-me whisky e gasosa "eu nao quero, nao posso..." (no dia anterior tinha tomado um comprimido para a profilaxia da malaria e, tambem nao sou grande apreciador de whisky)... mas, pronto, para lhes fazer a vontande "eu bebo um bocadinho"



Passado cerca de 45min chegam finalmente os noivos e apresentam-se "'a nacao" enquanto duas pessoas comecam para la' a discursar algo que nao consigo compreender mas deveria ser algo a descrever os noivos, desejar-lhes felicidades ou algo do genero.


Chegam uns conhecidos 'a nossa mesa e... brinde, ai vai mais um gole de whisky...



Os noivos sentam-se e comeca o banquete, 100% self-service! Alguem se lembra e... brinde, mais uma golada de whisky (a minha sorte e' que eu praticamente so' molho os labios)...


Alguem quer beber mais um gole e, pronto, la' tem de ser... brinde (isto comeca-se a assemelhar a jantar de estudantes universitarios)


Entretanto o guia conta-me mais um bocado sobre os casamentos Lao e diz que 'as 23h30 o restaurante fecha, por isso, ate' la' vai haver a festa toda.


Ao fim de cerca de 45 minutos de ter iniciado a refeicao, os noivos levantam-se, vao para o centro da pista de danca e comecam a dancar para abrir o baile... qual valsa qual que, e' das dancas mais ridiculas que eu ja' vi... se e' que aquilo se pode chamar danca: os noivos nao estao abracados, o corpo nao mexe/danca, os bracos ficam dobrados a 90 graus e apenas mexem as maos enquanto vao caminhando lentamente 'a volta da pista!!!!!!!!!
Acaba essa musica e os convidados juntam-se... nao e' que a dancar da mesma forma!?!?!?! E' engracado ver cerca de 50 pessoas a (fazer que) dancam! (desculpem la' estar a dizer tao mal da danca deles. Faz parte da cultura e acho muito bem mas, para nos e' muito fora)
... a visinha da mesa do lado fica com vontade de dar um gole e... brinde... Rais parta estes gajos que se tem vontade de beber, se passa uma mosca, se estao cansados de estar na mesma posicao, ... la' se poem a fazer um brinde! Mas, o brinde e' sempre com whisky, independentemente do sexo ou idade. Se eu tivesse um negocio ligado aos whiskies, teria de estar na 'Asia. Eles bebem whisky como nos (portugueses) bebemos cerveja!!!
Durante o baile, alem daquela danca... "particular"... tambem dancaram outras que consistiam em sequencias semelhante ao Kuduro mas, muito MAIS suave, subtil e sem grandes movimentos de corpo, era tudo mais deslizado. E, quando deu lambada nao resisti e gravar um video para mais tarde recordar...



Agora, imaginem se num casamento em Portugal estivesse la' no meio um asiatico... pois, a certa altura, como podem imaginar, comecei a ser requisitado para ir dancar... e, la' tive de ir. Primeiro uma danca a par e depois comecou a dar uma musica para dancar da forma "particular" que descrevi em cima... e nao pude fugir e la' tentei dar o meu melhor :-) felizmente nao ficaram provas desta minha performance!!!!! A partir dai' quase que ja' nao consegui sair da pista, chegando ao ponto de vir um Sr. de certa idade (e talvez um pouco tocado...) pedir-me para ir dancar a que tive de dizer que nao... "fizeste bem em dizer que nao", confessou-me um amigo do meu guia.
Alguem quer beber mais um gole e, pronto, la' tem de ser... brinde... a certa altura, finalmente, o meu copo de whisky acaba... e varias pessoas tentam por mais whisky mas desta vez tive de recusar e agarrar-me 'a coca-cola mais proxima. Por causa disto ainda fui gozado "nao bebe whisky, tchhh" :-) mas, foi melhor assim!
Poucos minutos apos as 23h la termina a festa, o meu guia esta' bem atestado... De la' ainda fui ate' um bar com ele, ficando os amigos dele de irem mais tarde. Felizmente em Laos conduz-se devagar e ha' poucos carros pois o condutor tinha bebido um pouquito a mais!!!
P.S. fyi, no dia seguinte quando o guia me me foi levar ao aeroporto, pediu-me desculpa (desnecessaria) pela noite anterior... e disse que estava com uma ressaca e que nao conseguia comer nada! :-)

4 comentários:

Unknown disse...

Oi! Este blog esta ficando bem interessante!! rs

Só me diz uma coisa, qdo começaste a dançar no casamento os tipos não pararam de se mexer para te observar?
Não falaste nada do buffet, que tal? Muitas coisas esquisitas para comer?!

bjs
ki

Ricardo Ferreira disse...

Nao, felizmente nao pararam de dancar para me ver. Eu tambem tentei passar o mais despercebido possivel. Mas, nao me livrei de por vezes me puxarem para o meio de pequenas rodas e ter de dancar la' no meio. As "Laosensses", apesar das formalidades e distancias sao atrevidotas (acho muito bem)... :-)

Quanto ao buffet, nao foi nada de muito diferente. Tinha uma zona de frutas (melancia, ananas, banana, papaia, etc.) e depois tinha algumas comidas soft asiaticas tais como noodles, vegetais, rebentos de soja, galinha e arroz.
Relativamente a doces, nao vi nada. Sei que eles tem alguns doces, principalmente banana cozinhada (frita ou grelhada) com mel ou coisas do genero mas no casamento nao vi nada disso.
Na realidade nao prestei muita atencao 'a comida. Fiquei mais ocupado a apreciar as vestimentas e como eles agem nos casamentos.

Ah, quanto 'a roupa dos casamentos. Os homens nao vestem nada de especial, basicamente uma camisa e calcas. Claro que tambem ha' os mais extravagantes/diferentes que la' usam um casaco de fato, ou uma gravata para contrastar ou ate' mesmo uma flor no bolso da camisa/casaco.
As damas (como em bom pretogues se diz) usam um vestido tradicional muito bonito mas tambem simples que se ve muito nas lojas. Basicamente e' um longo pano (nao sei o nome tecnico) a fazer de saia comprida e na parte superior usam uma blusa, maioritariamente, de linho ou seda. E' um vestido que nao ficava mal num casamento portugues, e' simples e bonito.
Outro dia quando estava a tentar comprar um, chamemos-lhe, pano... disseram-me que aquilo tanto servia de toalha de mesa como de saia para as mulheres mas, pelo que vi no casamento nao e' bem assim! Pois apesar do tecido ser o mesmo e os motivos semelhantes, o que e' usado como saia costuma ter umas pregas (?) para adaptar melhor 'as curvas das mulheres.

Carlos Manta Oliveira disse...

Não bebe Whisky, tsss, tsss

Andas a destruir uma reputação que andamos à séculos a defender! ;-)

Ao menos crias uma nova imagem de povo dançarino, tu vê lá que és o nosso embaixador por essas terras, hã?

Se as coisas correrem menos bem, estou a ver que tens carreira como crítico de moda, sim senhor, estou a ver-te a comentar a Moda Lisboa ao lado do Manuel Serrão... "Aí vem mais uma modelo com uma saia de pano com pregas"

Ricardo Ferreira disse...

LOL!!! Acho que o melhor e' mesmo fazer com que as coisas me corram bem pois como critico de moda, nao vejo a coisa facil! :-)

Nao precisas de te preocupar, eu deixo boa reputacao dos portugueses! Outra coisa nao conseguiria fazer.