quinta-feira, 22 de maio de 2008

Laos: Conquistado pela boca!!!


Ontem 'a hora de almoco deram-me um golpe fatal: comida saborosissima!!! Se ja' estava a gostar das primeiras impressoes de Laos, ontem ao almoco fiquei decididamente conquistado!!!
O guia perguntou-me se queria ir a um restaurante ocidental (por exemplo, sueco) ou comida de Laos... "Laos sem duvida, quero experimentar os sabores locais!", e la' me mandou para um restaurante de comida Lao que apesar de ser bastante caro (paguei cerca de 15 euros) a comida era excelente.

Pedi um Mokpafork (Peixe do rio Mekong cozido a vapor com ovos, cebola e leite de coco embrulhado em folha de bananeira) e como aperitivo pedi um Luke Tao (cogumelos em forma de tartaruga enchidos com porco e camarao triturado). Divinal! Muito muito bom, principalmente os cogumelos!

E, enquanto esperava que me trouxessem a comida olhei para a mesa 'a minha frente e via as pessoas com um cestinho que por vezes abriam, metiam la' a mao, tiravam uma coisa roxa, amassavam com a mao e depois comiam... "o que sera' aquilo? vou querer experimentar!" e nao e que quando me trazem a minha comida vem um cesto igual! ;-) Depois descobri! Aqui nos escolhemos o prato e depois eles perguntam qual o acompanhamento "steam rice e outra coisa qualquer". Como desta vez resolvi experimentar o outro (o que nao percebiam bem o quer era), acertei em cheio. O nome e' "sticky rice", ou seja, arroz pegajoso. O engracado e que devemos mesmo comer e amassar 'a mao!!! Faz-me mesmo lembrar o amassar da plasticina!!! Mas, recomendo! E' curioso que apesar do arroz ser pegajoso nao se cola nas maos (semelhante ao M&M).

Da comida asiatica que ja experimentei comeco a achar a de Laos a melhor. Nao e' gordurosa como a chinesa e eles fazem umas misturas interessantes. Ainda no primeiro dia comi um bife despedacado bastante picante e com folhas de hortela. A hortela ficava mesmo bem para quebrar um bocado o picante!!!

P.S. Finalmente recuperei o meu backlog e ja' tenho o blog actualizado. Agora vou ver se durmo 1 horita (a noite anterior foi muito curta) e 'as 19h30 vou a um casamento! E' verdade! O meu guia perguntou-me se eu queria ver costumes locais e como eu lhe disse que sim, convidou-me para ir a um casamento de um amigo que vai decorrer hoje onde vou poder participar/assistir a rituais tradicionais. Vamos la' ver como e'!...

2 comentários:

Carlos Manta Oliveira disse...

Vê lá é se não te casas tu. Essas pequenas dificuldades na tradução:

"Quer ir ao casamento de uma amiga minha?!

"Quer ir casar com uma amiga minha?"

Bom apetite e aproveita!

Havias de contar é como é que escolheste o guia? Recomendaram-to? Marcaste na net? Procuraste à chegada?

Ricardo Ferreira disse...

O guia ja' foi marcado de Portugal. Foi atraves da mesma agencia que em levou ao Peru ha' 2 anos (4x4 viagens).
Mas, se algum dia precisares... estou a guardar os contactos locais das agencias/guias...