quinta-feira, 29 de maio de 2008

Vietnam: Hanoi e' de doidos!!!

Que choque ao entrar em Hanoi! Enquanto estive em Luang Prabang, Laos, nao concordei muito com o que tinha lido sobre a cidade - que era a cidade Asiatica mais pura/tipica - porque, principalmente, a rua principal da cidade estar muito virada para os turistas, muitos bares e restaurantes todos lavadinhos e arranjadinhos, o que nao e' algo comum na 'Asia.

Porem ao entrar em Hanoi, passei totalmente a concordar com o que tinha lido sobre Luang Prabang. Hanoi e' uma cidade stressante e barulhenta. Aposto que na primeira aula de conducao que estes tipos tem, em vez de mostrar onde esta' o travao, os piscas e como se liga o carro, eles comecam logo pela buzina: "antes de arrancares, buzina... se vires algum carro/peao/veiculo, buzina... ao entrares num cruzamento, buzina..., ... e, nao vale a pena stressares"

Como as fotos so' conseguem captar a parte visual, fiz o seguinte video ao inicio da noite onde podem ter tambem o som mas, infelizmente, ainda nao da' para transmitir cheiros (daqui a uns anos...).




Quanto ao atravessar das ruas, tinha lido que requeria algum cuidado e o melhor era vermos como faziam os locais, mas pensei "oh, e' so' preciso olhar bem e quando virmos uma brecha, atravessamos a passo largo"... Totalmente errado! Essa coisa de brechas, para atravessar a rua, nao existe! Mas, ja' aprendi como fazer (com o guia): para a atravessar devemos mandar-nos para o meio da estrada sem medo, mas e' importantisssimo faze-lo a passo muito lento. Depois todos os veiculos que andam na estrada veem-nos e desviam-se com calma. No inicio e' um pouco complicado para nos (e ainda agora, ainda me e' um pouco) pois estamos habituados a atravessar nas brechas. O importante e' sangue frio, acreditar que ninguem vai contra nos e nunca fazer movimentos bruscos!!! (fyi, ainda hoje ja' em Hue, estava eu a dar uma volta de cyclo - semelhante a bicicleta indo o passageiro num banco sentado 'a frente - respirei bastante fundo quando vi um jipe grande a vir em direccao a nos e ficar a uns 20cm)




Ah, voltanto um pouco atras no tempo. Esteve um pouco complicado para sair de Laos e entrar no Vietname. No aeroporto nao me queriam deixar embarcar "nao encontro no teu passaporte o visto para entrar no Vietname, sem ele nao podes embarcar!", "mas tinham-me dito que o visto era obtido 'a chegada ao Vietname...", "nao em Hanoi isso nao e' possivel"... e comecei a ver a vida a andar para tras. "Anda comigo ao gichet do Vietname Airlines que la' poderas tratar disso" e la' fui... ao chegar la' lembrei-me que tinha um documento (recebido por email e impresso no hotel em Vientiane) para obter o visto do Vietname. Mostrei a quem me atendeu para ver se aquilo servia para alguma coisa e depois de ele analisar "isto e' suficiente, podes ir com isto e ao chegar a Hanoi obtens o visto". Basicamente, o documento autorizava a obter o visto 'a chegada ao Vietname. La' voltei para o check-in e mostrei o documento... nao e' que ela comeca a dizer que nao serve... "isto nao da'... nao tem o teu nome...", entao peguei no documento e apontei-lhe para o meu nome lendo-o ao mesmo tempo que lhe mostrava que era igual ao do passaporte... mas, ela nao ficou convencida, "ves e aqui esta' o numero do passaporte, que e' o meu...", "isto nao se ve muito bem..."... e ela ainda nao estava convencida, ate' que me disse "isto nao diz em lado nenhum para quando e' que se aplica, nao esta' escrito que vais entrar hoje...". Rais parta o raio da mulher que e' vesga e nao conhece os documentos que ja' lhe devem ter passado pelas maos n vezes "olha aqui, esta' aqui entrada a 26 de Maio e duracao ate' 26 de Junho". E, ainda um pouco reticente ela la' aceitou. Nao estava facil! Parecia que estava a ensinar um miudo a ler!!!

Sem comentários: