quarta-feira, 28 de maio de 2008

Reflexao sobre o valor d'uns belos chinelos

Ja' alguma vez pensaram no valor de um belo (pratico) chinelo de borracha ("a la" havaianas)?! O quao util pode ser para nos!... Enquanto estive em Laos apercebi-me perfeitamente disso!!! :-)
Primeiro que tudo e' muito mais fresco de qualquer outro tipo de calcado fechado, o que da' muito jeito nos dias de calor. Por vezes, ha' dias em que por aqui penso "bem, hoje vou caminhar muito e talvez por terreno irregular, por isso, vou de sapatilhas" mas, arrependo-me sempre e nao consigo descansar enquanto nao consigo voltar a calcar o chinelo! E' tao pratico e refrescante!
Mas, vamos a exemplos do quotidiano do valor do chinelo:
- chegamos a um templo onde nao podemos entrar calcados e, num instante, descalcamo-nos sem qualquer esforco...
- estas cheio de calor e passas numa fonte, manda-te la' para dentro e tudo fica mais fresco...
apetece-te/precisas de tomar um duche num local manhoso e nao tens coragem de por os pes naquele chao.. "ah, meus queridos chinelos que tanto jeito me das". Sera' que poderiam fazer o mesmo com, por exemplo, sapatilhas?... quanta falta senti dos chinelos quando fui experimentar a tradicional sauna herbal (sera' que e' assim que se escreve em portugues?) no inicio da selva nos arredores de Vientiane. Apos a sauna aconselharam-me a ir tomar um duche (leia-se, literalmente mangueirada) so' que ficava na outra casa (barraco) ao lado... porque e' que naquele dia tinha ido de sapatilhas?!... La' tive de fazer de conta que estava com os benditos chinelos! ;-)
O mesmo se aplica em Sentosa (ilha tematica/resort/parque de diversoes em Singapura) onde fui dar um mergulho ao mar mas, como nao tinha toalha e estava de sapatilhas, tive de andar descalco ate' conseguir secar. Era muito mais facil se tivesse os chinelos!

mas entao dizem voces "ah e tal, mas apanhas muito po' e terra, andas com os pes muito desprotegidos e facilmente se sujam..." e, qual e' o problema?! Passas num charco, numa fonte, numa torneira qualquer e, zas, mandas-te la' para dentro e fica tudo lavadinho de novo.

Devido ao valor que uns bons chinelos tem, e que por vezes no nosso dia a dia nos esquecemos, 'a semelhanca de, nalgumas empresas, haver o dia de se vestir informalmente, eu proponho a institucionalizacao do dia do chinelo (para todos os sexos, nada de discriminacoes) em que vamos todos de chinelo para o trabalho. Que dizem?! Conto convosco?! ;-)

3 comentários:

Paula Pinto disse...

Tens toda a razão! Viva o chinelo!!

Paula

Unknown disse...

com toda esta informaçao podes fazer um spot publicitario para havaianas ou alguma outra marca de chilenos, já pensaste??

Concordo contigo anyway!!
QUEREMOS FOTOS!! nao só de os teus pes!!!!!

Ricardo Ferreira disse...

Por acaso ontem em Halong tirei uma foto com o meu pe' a dar o rumo!... :-) Mas, nao a vou publicar! Depois veem.